Dúvidas Frequentes

Os produtos da Oeko® são fabricados com matéria-prima de acordo com as normas técnicas da ABNT e referências normativas seguindo os critérios estabelecidos pelas NBR 15.448-2/2008.

Os sacos oxi-biodegradáveis são sacos de plástico com um aditivo adicional que acelera a fragmentação do plástico. Mas suas micropartículas venenosas permanecem na natureza. Elas são feitas de matéria-prima fóssil (petróleo) e não são compostáveis.

biodegradação é definida como o processo de transformação química promovida pela ação de micro-organismos sob condições adequadas de temperatura, umidade, luz, oxigênio e nutrientes.

biodegradação pode ser aeróbica ou anaeróbica. Nesse processo, o material original é alterado e, em geral, transformado em moléculas menores – em alguns casos, em água, CO2 e biomassa.

Um parâmetro muito importante que define se um material é ou não biodegradável é o tempo que ele leva para ser decomposto por ação de micro-organismos. Normalmente, considera-se que um material é biodegradável quando ele se decompõem em uma escala de tempo de semanas ou meses. 

SEMPRE DUVIDE E QUESTIONE PRODUTOS QUE SE DENOMIMAM BIODEGRADÁVEIS!

Por outro lado, produtos compostáveis ​​são como os produtos biodegradáveis, mas muito melhores para a natureza, os produtos compostáveis  são  ricos em nutrientes que são liberados no solo.

O tempo de biodegradação de um produto compostável  pode variar de um alguns dias a seis meses, gerando um material estável e rico em nutrientes minerais para a terra.

Estes produtos devem ser capazes de se tornar um composto utilizável  em um  sistema de compostagem adequado ou composteira,. Este composto pode então ser utilizado para jardinagem e hortas, sem o problema de contaminação por produtos químicos, pesticidas ou metais pesados.

Com o envio de resíduos orgânicos para a compostagem, grande será a diminuição de resíduos finais dispostos em aterros. Diminuindo, assim, as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE), assim como a recuperação e valorização dos resíduos orgânicos, como fomento a agricultura sustentável e a mitigação de emissões de CO2 e CH4 (gás metano nos aterros).

Conforme regulamentação internacional, basicamente cada tonelada de Resíduo Orgânico Compostada = 1 (uma) tonelada de CO2 de emissões evitadas.

COMPOSTÁVEL TAMBÉM SIGNIFICA BIODEGRADÁVEL, MAS O CONTRÁRIO NEM SEMPRE É VERDADEIRO 

É um processo biológico que permite a transformação de restos orgânicos, tendo como produto final o composto orgânico. É uma forma de recuperar os nutrientes e levá-los de volta ao ciclo natural. 

Separe um recipiente ventilado para adequar seus resíduos da cozinha. Adquira os sacos de bioplástico compostável da Oeko adequado para seu contentor.

Você pode descartar frutas e restos vegetais, borra de de café, saquinhos de chá, restos de comida, pão, cascas de ovos, guardanapos. Uma vez que seu saco esteja cheio, você pode descarta-lo em sua composteira caseira ou dispô-lo para coleta de resíduos orgânicos junto com seu parceiro de compostagem.

Caso você faça a compostagem doméstica, recomendamos: Os resíduos orgânicos podem ser misturados junto às podas do seu jardim e uma vez por semana, ventile e mova a pilha de compostagem para deixa-la respirar.

Idealmente, você deve usá-los dentro de 18 meses. Eles não se decompõem fora do meio de compostagem, mas você deve mantê-los em um local seco e evitar a exposição à luz do sol. Se essas condições não foram respeitadas, tanto o saco quanto a sacola podem perder sua resistência. 

Sim, são tão resistentes quanto o plástico comum (PE). Mas as condições de armazenamento devem ser respeitadas para que o produto não perca sua resistência. Além disso, evite o armazenamento de resíduos orgânicos com temperaturas acima de 45 graus Celsius. 

Todos os restos de alimentos in natura ou preparados, cascas e caroços de frutas, borra de café, guardanapos de papel, papel toalha, papéis com restos de comida, podas de plantas, galhos de árvores, flores, gramas, caixa de pizza, com restos, papel, pedaços finos de madeira cortada não tratada, serragem, palhas, palitos de madeira, palito de fósforo, coco verde, embalagens e utensílios certificados como compostáveis.

Os produtos da Oeko® não perdem a resistência se armazenados à baixa temperaturas e nem se forem congelados.

Os sacos de bioplástico compostável possuem uma tecnologia que permite que eles sejam descartados e encaminhados em conjunto com demais resíduos compostáveis comuns. Isso faz com que o processo de descarte desses resíduos seja mais fácil e higiênico. 

Além disso, são alternativas ambientalmente sustentáveis aos plásticos comuns pois podem ser compostados e o uso deles ajuda na redução de diversos impactos ambientais originados pelos plásticos convencionais, como por exemplo, na redução das emissões de gases do efeito estufa que são responsáveis pelas mudanças climáticas.

Não encontrou a resposta para a sua dúvida?